As despesas do Condomínio não são dedutíveis no IRS

Porque é que as despesas com o Condominio não são dedutíveis no IRS?

Mais um terço dos Portugueses vive em Condominios, é incompreensível que o Ministério da Finanças de Portugal continue a ignorar este facto e esqueça-se de incluir no conjunto das deduções fiscais do IRS as despesas de Condominio.

IRS_Condominio_2Outro facto que parece ter sido esquecido pelo nosso Ministério das Finanças é o do combate à invasão fiscal nos diversos contextos da atividade de gestão e administração de condomínios. Estamos a falar da obrigatoriedade de uma declaração de não divida a ser apresentada juntamente com os restantes documentos obrigatórios a quando da transação por venda da fração e, também da necessidade de controlo apertado pela fiscalização tributária das transações e fornecimentos a empresas e administradores de condomínios que usam e abusam da impunidade fiscal para fugir ao pagamento de impostos em especial do IVA.

Estamos perante factos insofismáveis de completo alheamento de uma atividade por parte da tutela governativa, será que o Ministério das Finanças tem noção que a atividade que envolve os condomínios vale hoje cerca de dois mil milhões de euros? Será que tem noção de quantos milhões passam ao lado da tributação fiscal? São perguntas que carecem de resposta e que todos os Contribuintes merecem ver esclarecidas.

Francisco Monteiro Dias – Membro da Direção da APEGAC

Para mais informações contacte a PRADO CONDOMINIOS