III Congresso Nacional da APEGAC

iii-congresso-nacional-da-apegac

Participamos na mesa redonda do III Congresso Nacional da APEGAC que debateu o tema: “O papel da APEGAC na qualificação da actividade de gestão e administração de condomínios através do estabelecimento de princípios éticos, de rigor e de transparência.”

Como é do conhecimento de todos a administração de condomínios é uma atividade muito exigente e demasiado abrangente, é por isso que a achamos tão desafiante e aliciante.

Tal como apresentado pela Professora Ana Passinhas neste congresso, urge ajustar a legislação à realidade, o Código Civil e a Lei da Propriedade Horizontal não são capazes de responder às exigências legislativas dos tempos modernos, é também muito importante, e aqui destaco a intervenção do Prof. Rui Calejo, aplicar convenientemente a Lei da manutenção preventiva e da reabilitação, o nosso património imobiliário está hoje demasiado envelhecido, cabe ao estado um papel determinante no controle dos prazos legais.

O papel do administrador de condomínios é particularmente importante face aos muitos desafios que enfrenta, é a ele que lhe cabe zelar pelo património edificado, acrescentando-lhe valor e atratividade.

A criação e utilização de ferramentas que o ajudem a gerir esse património, devem contribuir para uma maior simplificação de processos e ao mesmo tempo, transmitir confiança, credibilidade e qualidade aos proprietários que lhe confiaram a gestão do seu património.

A comunicação e a interatividade tornou-se factor chave de sucesso, a resposta pede-se imediata e assertiva. Só desta forma é possível ao Administrador, antecipar-se às ocorrências e reclamações. O Administrador do Condominio assume um papel relevante e interventivo na gestão dos vários conflitos que diariamente emergem na nossa actividade, muitos deles, reforço o que disse anteriormente, causados pelo desleixo da tutela governativa na elaboração, ajustamento e aplicação das Leis.

Neste congresso foram apresentadas duas ferramentas essenciais para a melhoria da comunicação e interactividade:
– A certificação que irá ajustar procedimentos e metodologias comuns, que por certo irão incutir mais qualidade, credibilidade e controle do serviço prestado, bem ser um elemento diferenciador a ser aproveitado não só pelas empresas certificadas mas fundamentalmente pelos nossos Clientes;
– A nova versão do programa de gestão GECOND que vai permitir uma maior mobilidade e rapidez de resposta na actuação do Administrador de Condomínio.

A nossa actividade entra agora numa nova era, cabe-nos a nós continuar neste caminho, a auto-regulação é um sonho cada vez mais próximo de alcançar.

Para terminar deixo um apelo, um apelo a todos aqueles que estando presentes, não são ainda sócios da APEGAC, juntem-se a nós, caminhem connosco, juntos havemos de construir um futuro melhor.

Muito obrigado.
Francisco Monteiro Dias