Em especial nos invernos mais rigorosos como o que está a acontecer em 2022/23, é frequente observarem-se manchas e vestígios de fungos nas paredes das nossas casas, essas manchas são provocadas pela humidade que pode ser relacionada com deficiências estruturais do edifício ou, mais frequente, por episódios de condensação.
A condensação é um tipo de humidade que aparece quando o vapor de agua produzido no interior entra em contacto com superfícies frias e condensa, formando-se gotículas de agua, este aparecimento verifica-se em especial nos cantos dos quartos de dormir, nos tectos e paredes de cozinhas e casas de banho.
Como posso evitar a humidade por condensação?
Abrindo as janelas, diariamente, pelo menos durante meia hora, especialmente nos horários de maior exposição solar;
Ligar o exaustor enquanto cozinha;
Evitar estender a roupa dentro de casa ou, em caso de necessidade, realizar a tarefa numa área arejada;
Puxar a roupa da cama para trás, para respirar antes de voltar a fazê-la, minimizando assim o aparecimento de ácaros e bactérias;
Optar pelo uso de um desumidificador, se assim se justificar;
Aplicar verniz em superfícies de madeira crua, para a impermeabilizar e evitar a criação de bolor;
Procurar, se possível com a ajuda de um perito, fissuras e possíveis fugas na canalização;
Limpar o bolor, se já existir, com produtos de limpeza específicos, ou com água com lixivia.
Caso a situação se mantenha avalie as melhorias necessárias no espaço, por exemplo, requerendo um certificado energético – que irá identificar as obras que deve fazer (por exemplo, a substituição da caixilharia das janelas, revestimentos de tetos e paredes).
Se se concluir que o problema tem origem em partes comuns do edifício, deverá contactar o seu administrador de condomínio, entregando-lhe o relatório do certificado energético.