Conferencia “A manutenção e o roteiro para a neutralidade carbónica dos edifícios”

Francisco Monteiro Dias, CEO do GRUPO PRADO moderou a Conferencia “A MANUTENÇÃO E O ROTEIRO PARA A NEUTRALIDADE CARBÓNICA DOS EDIFICIOS” realizada no passado dia 23 de setembro no Instituto Politécnico da Maia.

De acordo com o compromisso estabelecido pelo governo português, estipula-se que a neutralidade carbónica dos edifícios seja alcançada graças a um consumo energético moderado e à utilização de fontes de energia com baixo teor de carbono.

Se todos os edifícios construídos após 2023 essa meta deve estar concluída até 2030, os edifícios anteriores devem cumprir essa meta até 2050, o que se afigura como um objetivo ambicioso que deve acelerar os projetos de renovação e eficiência energética do atual parque edificado.

De acordo com o que foi dito nesta conferencia pela Engª Adelina Rodrigues os edifícios são responsáveis por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa, é por isso fundamental que todos os projetos de reabilitação tenham em conta estes aspetos e promovam o uso de materiais e equipamentos que melhorem e reduzam a pegada ecológica.

A introdução de sistemas de racionalização energética eficientes, nomeadamente através da substituição da iluminação convencional por iluminação led, o uso de sensores e de candeeiros solares no exterior, a aplicação de painéis solares quer para o aquecimento de águas sanitárias, mas também para a produção de energia, nas obras de reparação e reabilitação de coberturas e fachadas teremos que optar por materiais de isolamento mais eficazes vai tronar o edifício menos dependente de sistemas auxiliares de climatização, reduzindo o impacto desses sistemas na energia global.

A PRADO CONDOMÍNIOS encara este desafio como elemento fundamental para a estratégia e planificação orçamental a médio longo prazo dos seus condomínios e irá promover ao longo de 2025 vários eventos que ajudarão os seus colaboradores e os seus condóminos a melhor compreender e colaborar neste desígnio.